Skip to main content

Você que está entrando nesse novo mundo das pedras e quer aprender mais sobre os cuidados e como mantê-los, esse post é perfeito para você!

A energia positiva dos cristais e seus efeitos benéficos ocorrem quando eles são bem cuidados, recebem limpeza adequada e são energizados. Caso contrário, o cristal pode ficar contaminado com energias negativas e ter sua capacidade de emanar energia positiva comprometida.

Quer saber mais sobre cristais? Veja o nosso guia completo com Tudo o que você precisa saber sobre Cristais

Aqui estão algumas dicas de como cuidar bem dos seus cristais:

Evite deixá-los esquecidos!

Os cristais ampliam e direcionam a sua própria energia, então de nada adianta você não se conectar intencionalmente com eles para reafirmar seu objetivo. Por exemplo: Não é bom colocar um cristal no bolso da calça ou na bolsa sem uma proteção, misturados com outros objetos, moedas e esquecê-los. Eles perderão sua energia, ficarão sujos e seu efeito se perderá.

Usar com consciência

Se você está acumulando vários cristais achando que eles irão mudar totalmente sua realidade, vamos lá, hein? Está na hora de ressignificar! Sim, os cristais vão direcionar e facilitar o seu caminho, mas NÃO FARÃO O TRABALHO SOZINHOS. É o conjunto de suas próprias ações, de seus pensamentos e hábitos que irão criar um ambiente propício para as mudanças. Os cristais são um caminho, não a solução dos seus problemas.

Como guardar seus cristais?

Muitas pessoas se perguntam: como guardar cristais? Coloco-os todos juntos? Difícil né? Eu já cometi esse erro. Mas minha dica é USÁ-LOS e não deixar guardadinho, escondido, em algum cantinho do seu quarto.

Deixe seu cristal em um lugar onde sempre ocorrerá a troca de energia com ele e que você possa ver com frequência. Você pode espalhar seus cristais pela casa, por exemplo. Temos um post aqui no site sobre os tipos de Cristais para ter em cada cômodo.  Vai lá conferir!

Outra excelente sugestão é guardá-los em saquinhos ou caixas para que não sejam influenciados pela energia do ambiente e das pessoas que ali transitam. Por exemplo, no caso de acessórios, é sempre pertinente tomar cuidado para não misturar com outros objetos. 

A maioria dos cristais podem ser armazenados juntos, porém alguns são proibidos, uma vez que podem danificar o outro cristal guardado ao lado dele. Isso se dá, pois, alguns cristais são mais duros e outros mais macios. Assim, se você guardar um cristal duro com outro mais maleável, pode existir a possibilidade de dano às suas pedrinhas.

Uma dica para identificar quais cristais não podem ficar juntos a outros é a sua característica energética. Cristais escuros são todos “sugadores de energias ruins”, portanto podemos nos exceder nesse sentido e ficarmos um pouco paranoicos. Não coloque muitas obsidianas e turmalinas negras juntas, sem outros cristais “balanceadores” (como o quartzo transparente) junto.

O que fazer quando um cristal se parte/quebra?

Pessoal, muita calma aqui, tá? Quero te dizer que acidentes acontecem e o fato de você ter derrubado seu cristal no chão não é um evento paranormal; foi só um acidente!

Para que se acalme, que tal falarmos sobre energia e quando um cristal se quebra sozinho? Isso acontece quando seu cristal absorveu mais carga negativa do que ele aguentava e/ou é também um indicativo de que você não fez a manutenção da limpeza corretamente, gerando então uma quebra ou estilhaçamento nele.

Se o cristal se partir devemos meditar com ele e sentir se ele ainda nos transmite energia, isto é, se ele ainda “funciona” conosco. Se sentirmos que podemos continuar a utilizá-lo, continue trocando energia com ele. Se não, limpamos e devolvemos à Mãe Terra. Você pode devolvê-lo para o mar, enterrando no campo ou floresta ou em uma cachoeira.

Não tente colar e nem jogar no lixo! Veja, seu cristal te acompanhou todo esse tempo, acha mesmo que é uma boa ideia jogá-lo no lixo? Não né?

Não manter a limpeza e energização com frequência

Os cristais são filtros e emissores energéticos, portanto podem ficar “poluídos” internamente com tanta troca de energia.  Para renová-los é essencial que você faça a limpeza e energização, para voltarem a atuar direcionados para seus objetivos.

Acredite sempre no potencial de suas pedras e lembre-se: a chave de tudo é a intenção que se coloca em todos os processos (da limpeza à cura e proteção).

Avalie este post
Dáyla Fontenele

Engenheira de alimentos por formação, descobriu em 2020 a paixão pelos cristais e tudo o que vem da natureza. Fã de carteirinha das terapias holísticas, meditação, aromaterapia, não perde uma oportunidade de fazer um banho de ervas e escaldas pés. Aqui no blog da Luannita publica semanalmente conteúdos sobre cristais naturais e sobre o processo de investigação da sua essência pessoal, mergulhando em autoconhecimento e autoaceitação.

Leave a Reply