Skip to main content

Vocês têm o costume de limpar e energizar os seus cristais? Olha lá, hein? Limpeza e energização são etapas importantes que não se pode deixar de realizar.

Quando compramos um novo cristal não sabemos quantas pessoas o manusearam e que energias esse cristal absorveu no seu percurso até nós.  Por essa razão, é extremamente importante fazer a limpeza energética das suas pedrinhas antes de começar a utilizá-las.

Conforme nós utilizamos os cristais, nossas energias acabam se misturando e virando aquele turbilhão de sensações: ansiedade com alegria com tristeza com serenidade, e isso pode reduzir as vibrações da sua pedra, fazendo com que os cristais não consigam realizar o seu efeito terapêutico da melhor forma.

Quer saber mais sobre cristais? Veja o nosso guia completo com Tudo o que você precisa saber sobre Cristais

Por isso, é importante saber como limpar cristais e assim energizá-los novamente. A limpeza e energização deve ser feita periodicamente e sempre que você sentir necessidade, não somente no momento da compra, hein?

Existem algumas formas de fazer a limpeza das suas pedrinhas queridas – tanto os que você usa em seus acessórios como também os cristais maiores que fazem parte da decoração de seu ambiente.

É importante dar atenção à composição química dos cristais, pois, geralmente, as pedras opacas, porosas e ásperas, não devem ir na água, são elas: Cianita, Selenita, Fluorita, Celestita, Malaquita, entre outras.

Por sua vez, cristais que possuem muito ferro na composição – Pirita, Hematita e Galena também não devem permanecer imersos na água por um longo período, pois podem enferrujar.

Como limpar os seus cristais

Limpeza com Água

O processo é simples: segure seu pingente, pedras embaixo da água corrente (pode ser na torneira mesmo) e sempre mentalize que a água está levando as impurezas e toda energia negativa embora. Se a pedra estiver com muito pó você pode usar uma escovinha ou algodão para ajudar a limpá-la. A água de cachoeira também é uma excelente maneira para limpeza de seus cristais.

Água da chuva

Começou a chover? Coloque seus cristais para tomar um banho de chuva! A água da chuva é excelente para a limpeza energética.

Limpeza na Terra

Sim, os cristais amam o contato com a terra. Foi de lá que vieram e isso os revigora de uma forma impressionante! Pode ser no seu jardim ou em um pequeno vasinho, a energia da Mãe Terra já limpa e energiza suas pedras. Se puder, deixe por uma noite inteira.

Placa de Selenita

Essa é a que eu mais gosto de utilizar para limpar meus acessórios. A selenita tem essa propriedade de poder limpar a energia de outras pedras, apenas deixando o outro cristal em cima dela por algumas horas ou por uma noite inteira.  Esse é um método bem eficaz e seguro.  Gosto de potencializar a limpeza dos meus cristais usando a energia da Lua Minguante, mas você pode fazer sempre que desejar!

Sal grosso

Para os cristais que não podem ter contato com água, a limpeza com sal grosso à seco é uma ótima opção. Uma das técnicas mais conhecidas é a da água com sal grosso.  Coloque suas pedras em um recipiente de vidro transparente, cubra com água e adicione o sal grosso. A quantidade e tempo são indicados de diversas formas. Eu geralmente deixo duas horas.

Incensos

Outra forma de limpeza é a defumação através de incensos. É uma forma bem simples e que pode ser aplicada em todos os cristais, sem exceção. Além disso, você pode aproveitar que está energizando seus cristais e fazer defumação também no ambiente à sua volta. Para isso é necessário escolher um incenso de limpeza (existem também os de energização) e deixar que a fumaça passe por todo o cristal. Eu gosto muito de utilizar os incensos de alecrim, arruda, alfazema, sálvia branca e palo santo para isso. Eles são os mais indicados e tem um cheirinho maravilhoso!

Limpeza através do som

A limpeza energética pelo som pode ser feita com diversos instrumentos. Os mais comuns são as taças tibetanas ou o Tingsha. Basta aproximar o instrumento da sua escolha próximo dos cristais que pretende limpar e tocá-lo por alguns minutos. O som produzido pelo instrumento eleva a vibração do espaço e também dos cristais. Este método é particularmente útil para grandes coleções de cristais ou para cristais pesados que não são fáceis de mover.

Pedras que não podem ser lavadas com água: Pirita, Turmalina Negra, Selenita, Hematita, Lápis Lazuli, Calcita, Malaquita, Howlita, Turquesa e Cianita.

Pedras que não devem ter contato com o sal: Turquesa, Malaquita, Calcita, Âmbar, Azurita, Topázio, Pedra da Lua, Opala, Selenita, Coral Vermelho.

Vai lá limpar seus cristais, viu? Até o próximo post, pessoal! Beijos!

5/5 - (1 vote)
Dáyla Fontenele

Engenheira de alimentos por formação, descobriu em 2020 a paixão pelos cristais e tudo o que vem da natureza. Fã de carteirinha das terapias holísticas, meditação, aromaterapia, não perde uma oportunidade de fazer um banho de ervas e escaldas pés. Aqui no blog da Luannita publica semanalmente conteúdos sobre cristais naturais e sobre o processo de investigação da sua essência pessoal, mergulhando em autoconhecimento e autoaceitação.

Leave a Reply