Skip to main content

Se você está interessada em saber mais sobre cristais, por onde começar, nessa área tão maravilhosa, você chegou ao lugar certo. Continue a leitura para se apaixonar por cristais.

Como comecei no mundo dos cristais?

Eu sou a Dáyla, uma das colunistas da Luannita. Meu primeiro contato com um cristal, foi em 2017 quando fui pela primeira vez na Chapada dos Veadeiros. Depois de fazer a trilha para chegar na cachoeira eu encontrei uma ponta de quartzo transparente. Tenho ele até hoje. Mas foi em 2020 que a pessoa aqui se tornou a louca dos cristais. Gente, é sério! É viciante!!! Eles são lindos e poderosos. Fico muito feliz quando dou de presente para pessoas queridas e elas aceitam de coração aberto. Ainda estou aprendendo a cada dia mais um sobre eles.

Quer saber mais sobre cristais? Veja o nosso guia completo com Tudo o que você precisa saber sobre Cristais

Eles são grandes sábios, presentes da natureza que auxiliam nos nossos processos de cura, transformação e aprendizado.

Espero que o post ajude a você entender melhor sobre os Cristais e quem sabe virar mais um louca(o) apaixonados por eles! 

Como os Cristais se formam?

O cristal é um corpo sólido de formato geometricamente regular. Os cristais foram criados quando a Terra se formava e continuaram a se metamorfosear à medida que o próprio planeta se transformava. Os cristais são o DNA da Terra, um registro químico da evolução.

O processo de formação dos cristais começa a ocorrer no centro da Terra quando o magma que está no centro encontra um caminho pelas fendas e fissuras para a superfície. Com o seu resfriamento, vão surgindo as rochas. Assim são formadas cavidades com a água, que penetra da superfície em direção a subsolo e é aí que começa a formação do cristal. Com a água represada em contato com as rochas, um liquido rico em minerais é formado e com a ação do tempo em milhões de anos, os cristais começam a surgir.

Alguns cristais, se formam quando os minerais derretem e se recristalizam sob intensa pressão e temperaturas no centro da Terra. Também temos cristais que se formam a partir de erosão, como as Calcitas e também a partir de gases e minerais derretidos, como os Quartzos.
Embora muitos cristais possam se formar a partir de um mesmo mineral ou combinações de minerais, cada um irá se cristalizar de uma maneira, daí vem as formações como: geodos, cúbicas, prismáticas, hexagonais, aglomerados etc.

Os cristais se apresentam em sete formas geométricas: triângulos, quadrados, retângulos, hexágonos, paralelogramos ou trapézios.

Embora externamente o cristal possa parecer estático, ele na verdade é uma massa molecular fervilhante, vibrando numa determinada frequência. É isso o que dá ao cristal a sua energia. Através do seu campo energético são capazes de interagir com os outros campos, incluindo o humano, proporcionando assim tanto um estado de equilíbrio como também o incentivo a uma determinada frequência vibracional.

Como os cristais funcionam?

A milhões de anos os cristais são utilizados como instrumentos de cura, sabedoria, conexão, aprendizado, expansão, evolução e reconciliação. Os povos mais antigos, como os Xamãs, sempre utilizaram o que vem da natureza com muita sabedoria, amor e conhecimento. O que sempre fez os Xamãs utilizarem ervas, plantas, Cristais, minerais, por sua intuição e comunicação com a natureza. Fomos perdendo isso, essa comunicação com o passar das eras.

Os cristais fazem parte do reino mineral, um reino sagrado, poderoso, amoroso e esplendido. O poder dos Cristais é imensurável. Mas o conhecimento de como utilizá-los para nossa evolução, cura e expansão da consciência está dentro de nós, vem da nossa ancestralidade, no nosso DNA.

Eles são química pura, no qual tem diferentes tipos de composições químicas que podem ser benéficas para nosso corpo físico, mental, emocional e espiritual.

Os cristais trabalham diretamente no nosso campo vibracional, ou seja, curando realmente a raiz do problema, onde tudo começa. Eles têm diferentes cores no qual cada cor emana e vibra de formas diferentes, trabalhando diretamente os nossos centros de energia, nossos principais Chakras.

Cada Chakra é responsável por uma glândula no qual é responsável por diferentes funções no nosso corpo, como se fossem uma farmácia natural. Quando ficamos doentes quer dizer que nosso campo vibracional já estava doente antes, ele somente está comunicando nosso corpo físico que algo está em desequilíbrio. Os cristais através de seus componentes e sua alta vibração conseguem reequilibrar as frequências baixas do nosso corpo físico, até os corpos mais sutis. Cada cor de um cristal tem benefícios diferentes. Trabalham de forma sútil e energética, curando e aumentando a vibração.

A escolha dos cristais

Com uma grande variedade de cristais pode ser difícil saber qual é o certo para você. Se você não tiver ideia da razão por que deseja um cristal, mas foi seduzido pela ideia de ter um, então a sua data de nascimento será um ótimo ponto de partida, por exemplo. Encontrando a sua pedra natal entre aquelas que se sintonizam mais com o seu signo, é outra forma de escolher um cristal para você.

Há duas maneiras de escolher um cristal:

  • Pesquisar sobre as propriedades dele e ver qual se encaixa com sua necessidade do momento;
  • Ou escolher um cristal por acaso, confiando na sua intuição. Ele vai parecer estar ”falando” com você. Normalmente quando isso ocorre, é porque há alguma energia que você está precisando ou querendo neste cristal em específico.

Os cristais maiores ou mais bonitos não são necessariamente os mais poderosos. Os pequenos e pouco atraentes podem ser extremadamente eficientes. Veja:

PEDRAS DOS SIGNOS

Áries: Conhecidos por sua força, determinação e liderança, podem recuperar as energias ou estimular a criatividade através dessas pedras: Rubi, Jaspe Vermelho e Granada.

Touro: Eles desejam um amor duradouro e sólido, tranquilidade e prosperidade. Essas são as pedras que podem inspirá-los a conseguir, e claro, com glamour: Esmeralda, Safira e Quartzo Rosa.

Gêmeos: Eles precisam de energia mental, poder criativo e liberdade para dividir com todo seu otimismo, com papo e alegria. Essas pedras seriam ideais para impulsioná-los: Olho de Tigre, Citrino e Topázio.

Câncer: Essas pedras ajudam os cancerianos a entenderem e controlarem seu emocional, harmonizando as emoções e ativando intuições: Crisoprásio, Pérola, Pedra da Lua.

Leão: Eles nasceram para brilhar e nada melhor que o diamante para acentuar isso. Essas pedras estimulam a autoconfiança e eliminam energias negativas do corpo físico: Diamante, Âmbar, Topázio Imperial.

Virgem: Eles são perfeccionistas, preocupados com o bem-estar e por isso precisam de pedras que aliviam as preocupações, e que gerem equilíbrio emocional e segurança: Ônix, Amazonita, Turquesa.

Libra: Harmonia é uma das coisas que esse signo mais deseja. Essas pedras são capazes de estabilizar e harmonizar ambientes, clarear a mente e trabalhar o amor: Jade, Quartzo rosa, Água Marinha.

Escorpião: Intensidade, força e mistério são aptidões escorpianas. Com essas pedras podem ampliar a intuição, acalmar a raiva e protegerem-se de energias negativas: Opala, Granada, Hematita.

Sagitário: Os otimistas sagitarianos se beneficiam com essas pedras, pois os auxiliam a manter o foco, a atrair amigos, e a se manterem motivados e generosos: Topázio, Ametista, Sodalita.

Capricórnio: Eles possuem um grande senso de responsabilidade, realidade e ambição. Essas pedras podem ajuda-los a tomarem decisões sábias e dar poder a eles: Ágata, Ônix, Quartzo.

Aquário: Eles são atraídos pela liberdade, pelas aventuras e algumas vezes pela rebeldia. São ótimas para equilibrar o desapego e as responsabilidades:  Ametista, Turmalina Azul, Turquesa.

Peixes: Sua ligação com a espiritualidade e com energias nem sempre visíveis a todos. Exigem que eles busquem equilibrar suas emoções e fortalecer sua intuição: Turmalina Verde, Fluorita, Água Marinha.

Abra a sua mente para vivenciar o que a natureza nos deu. Tudo é energia, tudo é feito de átomos, estamos todos em sincronia.

5/5 - (1 vote)
Dáyla Fontenele

Engenheira de alimentos por formação, descobriu em 2020 a paixão pelos cristais e tudo o que vem da natureza. Fã de carteirinha das terapias holísticas, meditação, aromaterapia, não perde uma oportunidade de fazer um banho de ervas e escaldas pés. Aqui no blog da Luannita publica semanalmente conteúdos sobre cristais naturais e sobre o processo de investigação da sua essência pessoal, mergulhando em autoconhecimento e autoaceitação.

Leave a Reply