Skip to main content

Engana-se quem acredita que essa terapia é uma moda. O conhecimento sobre o poder dos cristais é milenar. Seguimos com a nossa série de textos sobre os benefícios dos cristais para a nossa vida. Hoje iremos falar sobre a Cristaloterapia, a terapia com cristais.

Quer saber mais sobre cristais? Veja o nosso guia completo com Tudo o que você precisa saber sobre Cristais

Origem da Cristaloterapia

Não existe um local e período exato determinante de onde a terapia com cristais possa ter nascido. O que se sabe é que é uma técnica/prática muito antiga. Há milênios, os cristais foram usados como instrumentos de cura, atração, beleza e efeito decorativo, assim como de poder e cobiça.

Alguns exemplos de povos que já se utilizavam do poder dos cristais são as tribos indígenas Cherokees (EUA), Navajos (EUA) e Tupi-Guaranis (BRA). Os egípcios antigos também cultivavam o uso de cristais, além de outras antigas civilizações.

Atualmente, os resultados dessa prática têm atraído até mesmo médicos naturistas e holísticos. 

A utilização dos cristais na Cristaloterapia

Diante desse cenário, a utilização dos cristais como ferramenta de cura é chamada de cristaloterapia. Outros também a chamam de Gemoterapia, Litoterapia e Cristalterapia.

Dia após dia aumentam as comprovações e conquistas alcançadas por meio de tratamentos com a naturopatia e terapias holísticas. E a cristaloterapia, entre esses, tem se destacado e tido grandes resultados. Existem terapeutas que utilizam essa técnica em combinação com outras terapias holísticas, como o Reiki, terapia com florais, aromaterapia,l e massoterapia. 

Mas atenção: Essas práticas devem ser indicadas e administradas por um profissional qualificado, com estudo e domínio das técnicas, formação e experiência.

Como funciona a Cristaloterapia?

O corpo é constituído de três grandes grupos de estruturas: campos energéticos, chakras e canais condutores de energia, mais conhecidos como meridianos e nadis. Todas as três em uníssono e formam um chamado “sistema energético”, responsável por equilibrar o nosso corpo. Todos desequilíbrios que sentimos, sejam eles físicos, emocionais ou mentais, têm origem em um desequilíbrio nesse sistema energético que, por algum motivo, deixou de funcionar de maneira equilibrada.

Os cristais apresentam propriedades energéticas que trazem inúmeros benefícios para aspectos físicos, mentais, emocionais e espirituais. A vibração das pedras alinhadas à força interior de cada indivíduo resulta em equilíbrio, harmonia e bem-estar.

As pedras e os cristais proporcionam cura, equilíbrio, purificação e autoconhecimento e são capazes de desbloquear, liberar e reequilibrar energias e emoções.

Os cristais interagem com as ondas de som e pressão mecânicas produzindo luz, eletricidade ou vibrações. Eles absorvem e transmitem energia por meio de sua estrutura molecular. A pedra emite energia capaz de equilibrar, neutralizar, ativar e transmutar as energias das pessoas e do ambiente.

Quando um cristal entra em contato com o sistema energético de uma pessoa, automaticamente começará a entrar em ressonância com esse sistema e seu padrão de vibração perfeito  devolverá a possibilidade da energia do corpo humano voltar a vibrar em um padrão harmônico.

Um exemplo é a insônia, pois essa está totalmente ligada ao Chakra Frontal. O excesso de pensamentos, e, principalmente pensamentos de medo e ligados ao futuro. Ao utilizar o cristal específico, como uma Ametista, ou uma Selenita Branca, por exemplo, que são cristais muito relaxantes e ligados aos Chakras mais superiores, o Chakra retorna ao seu equilíbrio original, auxiliando a pessoa a dormir melhor e relaxar.

Quais os benefícios da Cristaloterapia?

Essa terapia tem como meta a consciência do que é importante para nossa essência, a relação com o “Eu Superior”, a satisfação da alma, além de nos ajudar a lidar com os conflitos ao redor, por exemplo, da própria família e no trabalho.

Dentre os benefícios obtidos com o uso da terapia de cristais, destacam-se os seguintes: o aumento da energia, melhora na sexualidade e nas crenças, a cura de traumas e bloqueios, uma melhor flexibilidade e reações, maior equilíbrio e consciência, melhor e maior autoestima, entre outros benefícios.

O cristal também tem o poder de mudar a vibração, tanto nossa como de ambientes.
Podemos usar cristais de acordo com o que desejamos e com a energia de cada ambiente, podendo utilizar também como forma de proteção. Quando mudamos o padrão energético de um ambiente, elevando a sua vibração, conseguimos assim consequentemente atrair energias de alta vibração, e afastando o que for negativo ou de baixa vibração.

Combinando cristais com outras práticas

Os cristais podem ser utilizados em combinações com outras práticas positivas, como meditação e incensos naturais. A cristaloterapia também pode ser autoaplicada em momentos de meditação ou inserindo esses elementos poderosos em ambientes ou acessórios. Nesse último caso, podem virar verdadeiros amuletos.

É importante deixar bem claro que, sempre que alguma enfermidade afeta o corpo físico, ou seja, torna-se alguma doença no corpo físico, deve-se procurar seu médico ou profissional de saúde de confiança, pois, por mais que a cristaloterapia ajude na recuperação dessas enfermidades, sua principal atuação é no nível energético, evitando o surgimento dessas doenças e auxiliando em sua cura. O nível físico não é o campo de atuação da cristaloterapia e, sendo assim, ela não deve ser uma técnica para tratar doenças já manifestadas no físico.

E você, já pratica meditação ou alinhamento dos chakras com cristais? Visite agora mesmo nossa loja de joias de prata com cristais. Temos peças lindíssimas que vão realçar a sua beleza e servir de amuleto, atraindo boas energias.

Avalie este post
Dáyla Fontenele

Engenheira de alimentos por formação, descobriu em 2020 a paixão pelos cristais e tudo o que vem da natureza. Fã de carteirinha das terapias holísticas, meditação, aromaterapia, não perde uma oportunidade de fazer um banho de ervas e escaldas pés. Aqui no blog da Luannita publica semanalmente conteúdos sobre cristais naturais e sobre o processo de investigação da sua essência pessoal, mergulhando em autoconhecimento e autoaceitação.

Leave a Reply